“História e Traços de Praia Grande” é tema da 1ª oficina do Concurso Literário

Atividade capacita educadores a abordar o tema nas escolas para preparar os candidatos ao concurso.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

8/3/2016 | Priscila Sellis

A Plataforma do Educador, localizada no Porto Aprendiz (Boqueirão), recebeu ontem (7) cerca de 120 educadores, em quatro diferentes turmas e horários, que participaram da oficina “Histórias e Traços de Praia Grande”. O mini-curso, com duas horas de duração, será realizado novamente no próxima sexta-feira (11) e é aberto para profissionais da área do ensino tanto da rede pública como da particular. O objetivo é instrumentalizar os educadores para que possam trabalhar esse tema nas escolas, preparando os estudantes para o 2º Concurso Literário de Praia Grande, que tem o tema “Minha Cidade…Nossa História”.

Com fotos e slides, o curso abordou a história da cidade, seus símbolos e a formação de seus bairros, com foco maior no século XX, mas pincelando alguns fatos desde o século XV. A historiadora e chefe do Centro de Memória da Educação, Mônica Rodrigues, que ministra as oficinas, explica que o setor havia feito um amplo trabalho de pesquisa histórica, com diversas fontes documentais, para embasar o trabalho cultural coordenado pela Subsecretaria da Juventude, que conta a história de Praia Grande por meio da arte grafite nos muros da entrada da cidade. “Com esse trabalho de pesquisa pronto, surgiu a ideia de aproveitar o material para oficinas de capacitação. Como o tema do Concurso Literário envolve a história da cidade, foi feita esta parceria para instrumentalizar os educadores a conhecerem mais detalhes sobre nossa história. Sem dúvida, é uma oportunidade de difundir o conhecimento e aproximar mais o aluno da história da cidade”.

O historiador Rafael da Silva e Silva, que também auxiliou na pesquisa histórica e nas oficinas, ressaltou a importância desse tipo de ação. “Tanto o projeto da história grafitada nos muros quanto o concurso literário e estas oficinas são ações que valorizam a história da cidade. Não se pode entender o presente sem conhecer o passado”.

A assistente técnica pedagógica de Educação Ambiental, Simony Renó, comenta suas impressões sobre a oficina: “Tivemos a oportunidade aqui de aprender o que é mito, lenda e o que realmente é verdadeiro na História da cidade. Isso é fundamental para transmitir aos alunos as informações da forma correta. É muito importante compreender o passado, pois isso muda nosso olhar para o presente”.

A assistente técnica pedagógica Carla Carolina Silva de Araújo gostou muito da oficina e quer reproduzir o material nas reuniões de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) na escola em que atua. “A aula me ajudou a enxergar como é rica a construção histórica de nossa cidade. Eu percebi que, mesmo estando em segundo plano e não tendo o mesmo destaque na História do País como tem São Vicente e Santos, por exemplo, Praia Grande esteve muito presente na História do Brasil Colônia e do Brasil República. Quero compartilhar com os professores e trabalhar esse material alinhado ao tema do concurso, pela riqueza que ele pode proporcionar aos participantes”.

Concurso Literário – Assim como ocorreu no ano passado, a 2ª edição do Concurso Literário de Praia Grande oferece diversas oficinas atreladas ao evento. Além das oficinas sobre a História da Cidade, voltada para educadores, a Secretaria de Educação oferece mini-cursos gratuitos sobre os gêneros textuais que fazem parte do concurso (conto, poema, charge e artigos de opinião), abertos a estudantes, professores e comunidade em geral. Até dia 16 de março, os interessados podem realizar inscrição nos cursos pelo endereço eletrônico Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br/concursoliterario_inscricao) e escolher qual desejam assistir. Já as inscrições para o concurso podem ser feitas até dia 1º de abril.

Nesta edição, o Porto Aprendiz será o único polo onde ocorrerão as oficinas. A diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, Marilena Ferreira, destaca que o espaço conta com estrutura adequada para receber as atividades, além de ser de fácil acesso aos participantes. As datas, horários e oficinas oferecidas no 2º Concurso Literário de Praia Grande podem ser acessados no portal CidadãoPG.