Porto do Saber emprestou 7 mil livros no primeiro semestre

Literatura estrangeira e autoajuda são os gêneros mais procurados

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

28/6/2016 | Priscila Sellis

O Porto do Saber – complexo que reúne biblioteca, área para eventos culturais e espaço para uso da internet – registrou o empréstimo de sete mil livros aos usuários no primeiro semestre desse ano. A quantidade equivale a uma média de 53 livros emprestados diariamente (considerando apenas dias úteis). A biblioteca, localizada no Boqueirão, também registrou a visita de 12.492 pessoas neste período. Este número inclui não apenas os que procuram a biblioteca para empréstimos, mas também os que realizam leitura e pesquisa no próprio local, utilizam o espaço net (equivalente a uma lan house pública) e o espaço flex (área para eventos culturais, como rodas de leitura e apresentações musicais).

O número de empréstimos mantém a média do último ano, o que é considerado positivo, devido ao aumento na quantidade de bibliotecas públicas da cidade. “A Secretaria de Educação inaugurou várias bibliotecas nos últimos anos e mesmo com as novas opções, essa unidade do Boqueirão, que foi pioneira na cidade, manteve a média de usuários e empréstimos”, explicou a bibliotecária e chefe da Divisão de Cultura nas Escolas, Lucilena Bragion de Micco.

Com 1.000 m2 de espaço climatizado e privilegiado pela luz natural que vem pelas paredes de vidro, o Porto do Saber é freqüentado por usuários de todas as idades e com diferentes perfis, desde universitários que utilizam o local para pesquisas até pessoas que estão estudando para concursos públicos, passando pelos grupos de estudantes que fazem trabalhos e os amantes da literatura.

Acervo – Com 25 mil livros, o acervo inclui as áreas de Literatura (brasileira, estrangeira e autoajuda), Ciências Sociais, Línguas, Artes, Esportes, Psicologia, Filosofia, Religião, Generalidades, Ciências Humanas, Engenharia, Exatas, História e Geografia. A biblioteca conta ainda com títulos de referência e pesquisa (dicionários, atlas, enciclopédias, guias, didáticos e apostilas), livros infanto-juvenis, juvenis e revistas de diversos temas. “O acervo é constantemente atualizado. Conforme vamos recebendo ou adquirindo novos títulos, nos desfazemos de edições desatualizadas e livros que estejam em más condições, de forma que o número de títulos se mantém, mas a qualidade sempre aumenta”, explica a bibliotecária.

Os livros mais procurados são os de literatura estrangeira e de autoajuda. “Por este motivo, estas são as áreas que contam com mais opções”, explica Lucilena. Entre os autores mais procurados estão os contemporâneos Danielle Steel, Stephenie Meyer, Nicholas Sparks e William P. Young, além dos clássicos Sidney Sheldon e Agatha Christie. Os autores nacionais Machado de Assis, Paulo Coelho e André Vianco também figuram a lista dos mais procurados pelos leitores. Pedro Bandeira é o campeão de empréstimos do gênero Infanto-juvenil e Rick Riordan é o nome que se destaca na categoria juvenil. Os títulos disponíveis podem ser consultados pelo site http://portodosaber.phlnet.com.br

A dona de casa Pura Duran Marchiori é uma das usuárias que mais pegam livros emprestados. “Toda semana eu levo três livros pra casa, geralmente da área de autoajuda. Ler faz parte da minha rotina. Não me conformo quando alguém diz que não gosta de ler, fico com pena”, comenta, elogiando a biblioteca. “O atendimento é muito bom, os funcionários são todos atenciosos e competentes”.

A corretora de imóveis e estudante de desenho industrial Laura Regina costuma variar os gêneros. “Pego emprestado livros de artes, música e inglês, pois estou estudando o idioma. Às vezes também leio aqui na biblioteca, pois o ambiente é muito bom, silencioso e bem iluminado”, pontuou.

O estudante Douglas Alves da Silva freqüenta a biblioteca desde que o novo prédio foi inaugurado, há seis anos. “Estou sempre por aqui, pra pegar livros emprestados de vários gêneros”. Já a aposentada Maria Thereza Conesa freqüenta a biblioteca há mais tempo ainda, desde que a unidade funcionava no antigo prédio. “Pego livros a cada três semanas. Prefiro os de suspense e romances”.

Serviço – A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A locação dos livros é gratuita, com prazo de devolução de 15 dias. A carteirinha de usuário pode ser feita até as 17 horas, mediante apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência. O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce). Mais informações no telefone 3496-5358.

Rede de bibliotecas – A unidade do Boqueirão é a maior biblioteca da Rede Porto do Saber, que engloba também unidades comunitárias nos bairros Samambaia, Cidade da Criança, Real e Sítio do Campo (esta última é especializada em educação ambiental). Elas também oferecem empréstimo de livros (com exceção da biblioteca ambiental), orientação à pesquisa, espaço Net, além de promoverem regularmente atividades de estímulo à leitura, como, por exemplo, sessões de contação de histórias. Além disso, a rede Porto do Saber inclui bibliotecas escolares em quase todas as unidades de Ensino Fundamental da rede municipal de Praia Grande.