Prefeitura inaugura EM Maria de Lourdes Santos no Bairro Esmeralda

Escola atenderá alunos do 1º ao 9º ano

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

5/2/2016 | Priscila Sellis

A Prefeitura de Praia Grande entregou nesta quinta-feira (4) à população do bairro Esmeralda a EM Maria de Lourdes Santos, que homenageia a professora que mais tempo exerceu o cargo de pedagoga comunitária no Município. Terceira escola a ser inaugurada nesta semana, a unidade poderá atender até 1.260 alunos do 1º ao 9º ano de Ensino Fundamental, quando atingir a capacidade máxima de ocupação. A inauguração encerrou as comemorações do 49º aniversário de emancipação político-administrativa da Cidade.

Durante a solenidade, o prefeito destacou as obras realizadas durante suas gestões na região do Trevo, que inclui os bairros Esmeralda, Ribeirópolis, Samambaia e Melvi.
Esta área da Cidade conta com 17 escolas municipais, quatro Unidades de Saúde da Família (Usafas), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ginásio poliesportivo, biblioteca Porto do Saber, Programa de Integração e Cidadania (PIC), Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE), entre outros prédios e serviços públicos, quase todos construídos em suas gestões. “Esta foi uma das regiões que receberam grandes benefícios, pela qual estou sempre lutando e sei que não estou sozinho nessa luta, porque figuras públicas do presente e do passado se doaram e se doam pelo Município. E uma dessas figuras foi a pedagoga Maria de Lourdes, que dá o seu nome a esta unidade. Em nome dela e de muitos que passaram e deram o seu melhor é que vamos continuar lutando pelo bem desta Cidade”.

Representando o Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, Roberto Andrade e Silva, conhecido como Betinho, também destacou a trajetória da homenageada. “Tive o privilégio de conhecer, conviver e trabalhar com a Lourdes, que era uma pessoa comprometida, guerreira, determinada, que se entregava à sua missão, amava o seu trabalho. Ela tinha um diferencial, por isso essa é uma homenagem que mexe com todos nós”.

Representando a família de Maria de Lourdes, sua filha Zirley Arantes de Souza Santos, leu dois trechos bíblicos que se identificam com a homenageada e agradeceu pela consideração. “Que esta escola seja um sucesso como ela foi! Creio que por onde ela passou deixou seu amor e sua marca, portanto o choro de hoje é de alegria e agradecimento”.

As pedagogas comunitárias da rede municipal também deixaram sua homenagem. “Disseminar o conhecimento, converter situações difíceis em momentos de aprendizado com superação, fortalecer o elo entre as famílias dos alunos foram conquistas honrosas que nossa ‘Mainha’ nos proporcionou. Amava seu trabalho, realizava tudo com muita alegria obtendo resultados importantíssimos nas escolas em que atuou”, afirmou a equipe no texto que foi lido pela pedagoga Maria Aparecida Salvalaia durante a solenidade.

Trajetória – Nascida em 1949, na cidade de Rialma, em Goiás, Maria de Lourdes chegou a Praia Grande, em 1987, acompanhada do marido e dos filhos. Foi no município praia-grandense que ela, já com os filhos criados, resolveu apostar nos estudos, cursando o Magistério na Escola Reinaldo Kuntz Busch, concluído em 1993.
Prestou concurso público, ingressou no quadro de funcionários da Secretaria de Educação de Praia Grande e, desde então a busca pelo aprimoramento foi constante, tanto que resultou no diploma de pedagogia, em 2005, graças ao apoio da Administração Municipal, que concedeu o curso para funcionários do setor. Depois de formada, concorreu ao cargo de pedagoga comunitária, na Escola Municipal Dorivaldo Francisco Loria, onde foi eleita com unanimidade. Exerceu a função por dez anos até falecer em 2015, aos 66 anos, sendo considerada a profissional de mais idade e de mais tempo de permanência no cargo.

Estrutura escolar – A nova escola tem dimensão de 2.808 metros quadrados (m²) de área construída, sendo erguida em terreno com 2.893 m² de extensão. O prédio conta com dois pavimentos. No térreo, ficam os ambientes administrativo (com secretaria, recepção, diretoria, salas de professores e de assistente de direção, almoxarifado, arquivo, banheiros, copa e depósito) e serviço (cozinha, despensa, área de serviço, banheiros e depósito). Também se localizam no térreo o pátio coberto com refeitório, sanitários para alunos, salas de multimeios e de informática, biblioteca e duas salas de aulas. Para a prática de atividade física e recreação, a escola tem uma quadra poliesportiva (com vestiários e depósito) e dois pátios descobertos. No piso superior, ficam localizadas as 16 salas de aulas da unidade, além de sanitários, depósitos e área de circulação. O endereço é Rua Vitor Meireles, 1.875, Bairro Esmeralda.

Avança PG – A entrega desta unidade faz parte do plano de metas do Programa Avança PG. Lançado em 2013 pelo prefeito Alberto Mourão, o programa de governo desenvolveu, desde então, uma série de ações que têm alavancado a economia da Cidade e melhorado, ainda mais, a qualidade de vida dos moradores. Na área da Educação, por exemplo, o programa Avança PG já beneficiou os moradores com a entrega de nove novas escolas, ampliação de seis unidades, instalação de lousas digitais e distribuição de tablets para escolas que atendem alunos de 1º ao 9º ano, entre outras ações.