Profissionais da Educação se mobilizam para conscientizar alunos sobre descarte correto de óleo

Programa de incentivo à logística reversa deverá ser lançado durante comemoração da Semana da Mata Atlântica e Dia do Meio Ambiente

Fonte: Prefeitura de Praia Grande 
18/5/2016 | Paola Vieira

Atendentes Técnicos Pedagógicos e Pedagogas Comunitárias de Praia Grande estão mobilizados em prol do Meio Ambiente. Nesta terça-feira (17) eles conheceram o programa “Ação Renove o Meio Ambiente” que tem como objetivo conscientizar e estimular o descarte correto de óleo vegetal. Dez Escolas Municipais e dez Ecopontos terão pontos para depósitos destes materiais. O programa deve ser lançado durante as comemorações da Semana da Mata Atlântica e do Dia do Meio Ambiente.

Os profissionais de Educação ficarão responsáveis por conscientizar os alunos e toda a comunidade ao entorno das escolas sobre a importância de despejar o material no local apropriado. Inicialmente, o projeto piloto prevê todos os Ecopontos (dez no total) e dez escolas municipais, mas o intuito é que gradativamente, de acordo com a adesão da população, mais unidades de ensino recebam displays para receber o material. Praia Grande conta atualmente com 70 escolas municipais.

Para a diretora do Departamento do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, Fernanda Portela, o projeto é de extrema importância por conta da mobilização que será feita nas escolas e na comunidade. “Os professores, pais, comunidade serão agentes multiplicadores dessa informação. A nossa Prefeitura está trabalhando em cima de políticas públicas, sendo uma cidade pioneira nesse trabalho. É de extrema importância essa multiplicação de informações, desde a criança até os adultos da EJA”.

Da mesma opinião compartilha a diretora de educação infantil, Grace Cássia Lima de Paiva Mendes. “Todo trabalho relacionado ao meio ambiente é importante, principalmente iniciado nas escolas que, após a família, é a primeira forma de contato das crianças com o mundo. Acreditamos que este trabalho realizado na escola, com parcerias de diversos segmentos, vai facilitar muito o serviço e favorecer toda a população”.

A assistente técnico pedagógico da Escola Municipal Maria Nilza da Silva Romão (bairro Vila Sônia), Rosangela de Oliveira Matos, ressaltou que as crianças têm um poder muito grande de levar as informações para a família, tornando-se fortes agentes multiplicadores de informação e incentivadores de ações de preservação ambiental. “O projeto é maravilhoso. É importante que nossas crianças e jovens tenham consciência de uma ação proativa em função do meio ambiente. Atendemos na nossa escola crianças de 7 a 14 anos e tenho certeza que com o trabalho que faremos vamos fomentar essa consciência em toda comunidade”.

O programa “Ação Renove o Meio Ambiente”, da empresa Cargill, tem parceria com a Sabesp e Ecovias. Em Praia Grande, além da Secretaria de Educação (Seduc), estão empenhados na implantação do programa as Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Serviços Urbanos (Sesurb). De acordo com o projeto, o munícipe deve levar o óleo em garrafas pet ao ponto de descarte e colocá-la no display (o produto não deve ser retirado da embalagem), a ONG Trevo, que realiza o trabalho com a Cargill, será responsável pela coleta e tratamento do produto que será usado na produção de biodiesel. Ainda segundo o projeto, a cada litro de óleo coletado um percentual em dinheiro será destinado à Coopervida (Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida) quando retirado dos Ecopontos, e à Associação de Pais e Mestres (APM) no caso das Escolas Municipais.